quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Outro Bug do Milênio? Culpa do Lula

O sábio Presidente Lula assinou no dia 29 de setembro o decreto que estabelece como será implantado no Brasil o Acordo Ortográfico entre os países de língua portuguesa. Segundo o decreto o acordo passa a valer já em janeiro de 2009 mas concursos públicos e vestibulares ainda devem aceitar por mais dois anos as regras “antigas”.

O que isso tem a ver com a tecnologia e a internet? Na verdade não tem como saber ainda o tamanho do problema, mas pode ter certeza que pelo menos para nós desenvolvedores de sistemas computacionais. Alguns destes sistemas utilizam traduções, dicionários e regras ortográficas em sua operação. Entendeu o que o nosso querido presidente fez?, vamo lá desenvolvedores, vamos modificar nossos sistemas!

Vou dar um exemplo simples para quem ainda não entendeu: como fazer para que os editores de textos com corretores automáticos (Word da Microsoft) não coloquem arbitrariamente a trema em palavras como lingüiça e tranqüilo? Ou não considerarem errada a grafia micro-ondas, com hífen, que será correta a partir de 2009?

Como ficam os padrões descritos de nomenclatura das línguas, como as normas normas BCP 47, RFC 3066 e RFC 1766? Permanece o “pt-br”? Ou o acordo ortográfico é suficiente para que apenas uma convenção “pt” genérica inclua as regras de todos os países de língua portuguesa? Viu como o problema não é pequeno?

Acha que não?, mas preste atenção porque caso haja mudanças neste sistema poderá haver impacto nos padrões de desenvolvimento para web, inclusive nas regras de acessibilidade.

É praticamente um “bug do milênio” só que com um poder de estrago um pouco menor.

Bug do Milênio: muitos sistemas que utilizavam apenas dois dígitos para armazenar o ano nas datas tiveram problemas na virada do ano 1999 para 2000.

seja o primeiro a comentar!

2008 Todos os Direitos Reservados Cidadão Maluco - Design by UsuárioCompulsivo - Modificado Leandro Braçaroto - BlogBlogs.Com.Br - diHITT Ir para o topo