quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Cura da AIDS? Transplante de medula desaparece com HIV de paciente

Estava ouvindo a rádio hoje e o locutor noticiou sobre e resolvi postar aqui para vocês. Um transplante de medula óssea que usou células-tronco de um doador com resistência natural ao vírus da AIDS fez desaparecer o HIV por quase dois anos, até o momento, em um paciente.

O paciente é um estadunidense que mora na Alemanha de 42 anos, que tinha leucemia e havia contraído o vírus HIV — o vírus da imunodeficiência humana, causador AIDS. Ele recebeu um transplante de medula óssea de um doador saudável, que é a melhor chance de cura para a doença, para substituir todas as suas células que "fabricavam sangue com câncer".

A equipe que cuidava do paciente, pré-selecionou cerca de 80 possíveis doadores de medula em busca de um que fosse imune ao vírus, algo que ocorre com entre 1% e 3% dos europeus.

Após fazer mais de 60 exames, a equipe médica encontrou o candidato ideal, que apresentava uma mutação genética natural, conhecida como delta 32 CCR5 que o vírus da AIDS utiliza para invadir, infectar, se reproduzir e destruir as células do sistema imunológico.

Após o transplante de medula não apenas a leucemia desapareceu, mas o HIV também.

O transplante de medula desse doador conseguiu que o paciente vencesse a leucemia e esteja há quase dois anos sem anticorpos do HIV nem no sangue nem nos órgãos vitais, algo inédito no campo da medicina até agora.

"Escolhemos esse doador com a esperança de que com o transplante de suas células medulares poderíamos, ao mesmo tempo, eliminar a infecção de HIV", assinalou Hütter.

Hütter, de 39 anos, contou que conhecia a existência da mutação genética natural, que foi descoberta há mais de dez anos, e decidiu aplicar esses conhecimentos a este paciente concretamente.

CURA DA AIDS?

Segundo a clínica onde o transplante foi efetuado já transcorreram 20 meses desde o transplante. O HIV não é mais detectado em seu sangue e em outros possíveis reservatórios do corpo. Mas há possibilidade de que ainda esteja lá.

No entanto, o médico quis "minimizar as falsas esperanças" geradas pelo sucesso da operação, que já foi retratada nas revistas especializadas, já que foi obtida em um caso "muito concreto" e durante o tratamento de outra doença grave.

Queremos saber a sua opinião, o que você acha desse Grande Passo para a humanidade?

Fontes: Globo.com e Hypescience

3 comentário(s)

Anônimo disse...

Incrivel, esse pessoal das pesquisas de cura de doenças conseguem ter cada idéia maluca.

=D

Anônimo disse...

show de bola + ja ate acredito q tenha cura para AIDS + o foda q se fikar esplanado para geral a cura vai ter vagabundo q vai sair metento com geral sem se preocupar ai fudeu td
rsrsrsrs

Cidαdãø мαłucø disse...

Anônimo
concordo, se descobrirem a cura, o povo não vai se cuidar mais.

Postar um comentário

2008 Todos os Direitos Reservados Cidadão Maluco - Design by UsuárioCompulsivo - Modificado Leandro Braçaroto - BlogBlogs.Com.Br - diHITT Ir para o topo