segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Satisfação do Windows Vista aumenta

E não é que era verdade mesmo?, somente a questão de tempo para que o Windows Vista ganhasse o coração do mercado - inclusive o do corporativo. Pelo menos é o que diz a Microsoft nas pesquisas. Segundo a empresa, 180 milhões de licenças do novo sistema já foram vendidas, e dessas, pelo menos 100 milhões permaneceram intactas nos PCs aonde foram instalados, algo possível de ser mensurado através das atualizações do sistema.

O que vejo muitas pessoas reclamando é o "peso" do sistema, que o concorrente é bem mais leve, mas quem utiliza o Vista desde o lançamento sabe que com o SP1 já foi melhorado bastante e está previsto para melhorar ainda mais no SP2 -não que será eliminado este problema, mas será melhorado bastante, mas é importante lembrar que esta é a mesma conversa na migração do Win 98 para Win XP, e hoje o XP é o que é conforme publicado na matéria Vista é um fracasso? eu acho que não, veja o porquê!.

Richard Francis, da Microsoft Ásia, diz que o momento é ideal para a implantação do Vista em ambientes corporativos. A empolgação dele tem justificativa: o sistema completou dois anos de vida dia desses, e o SP1 resolveu boa parte dos problemas de estabilidade e compatibilidade.

Francis ainda disse que os clientes corporativos asiáticos da Microsoft que migraram para o Vista deram feedbacks muito positivos, e que estamos num momento no qual, historicamente, as vendas de um Windows começam a deslanchar - 18 meses após o lançamento, ou próximo ao lançamento do SP1.

Mas grande questão, agora, é: e o Windows 7? Muitos administradores de redes pensarão bastante se vale a pena a migração neste momento, e boa parte deles “pularão” o Windows Vista, migrando diretamente para seu sucessor. Reza a lenda que esse novo ciclo de desenvolvimento do Windows, com novas versões a cada três anos, já estava definido antes do Vista chegar, mas fica a dúvida no ar: será que apressaram o desenvolvimento do Windows 7 por causa da recepção ruim que o Vista teve?

Sem nos precipitar, vamos ver primeiro o que teremos de novo com o Vista SP2:

• Acrescenta suporte nativo a gravação de Blu-ray;
• Adiciona o Pacote de Ferramentas Sem Fio do Vista (tradução livre de “Vista Feature Pack For Wireless”), o qual traz suporte à última tecnologia Bluetooth (Bluetooth 2.1), bem como ao protocolo WiFi Windows Connect Now (WCN);
• Melhorias no desempenho do WiFi quando o Vista volta da hibernação/dormir;
• Melhorias em velocidade e eficácia do gadget de feeds, da Barra Lateral;
• Traz a última versão da instant search (4.0);
• Diminui os recursos necessários para rodar muitos gadgets na Barra Lateral;
• Melhorada geral no desempenho do sistema.

Além dessas novidades mais visíveis, existem muitas outras invisíveis ao usuário:

• Suporte aos novos processadores VIA de 64 bits;
• Suporte ao sistema de arquivos exFAT, que permite manusear arquivos maiores que 4 GB (limitação do FAT32), além de
usar o sistema de horários UTC para sincronizar arquivos de/em diferentes fuso-horários;

• Melhorias no gerenciamento de energia do sistema (eficiência 10% melhor).

De resto, todas as correções lançadas até então também estarão incluídas no pacote, além de algumas novas, exclusivas do SP2. Problemas como desligamento lento e “crashs” inexplicáveis serão resolvidos.

Algo interessante, até incomum na história da Microsoft, é que o SP2 não é cumulativo. Ou seja, antes de instalá-lo, o usuário precisará instalar o Service Pack 1 - se já não o tiver feito.

O Service Pack 2 do Windows Vista será lançado no primeiro semestre de 2009. Por ora, aventureiros, curiosos e estudiosos podem testar a versão beta (32 bits ou 64 bits). Mas lembre-se: é beta, é Service Pack, pode dar problema.

Ou ainda, aguardar o lançamento do Win 7 que teve como previsão do Paul Thurrott o maior analista “de fora” da empresa de Redmond que e mandou na lata: o Windows 7 estará pronto em abril de 2009. Ponto.

O “chute” de Thurrott tem embasamento. Transcrevo, abaixo, as explicações do rapaz:
É sabido por todos que a Microsoft lançará um beta (inclusive um público) do Windows 7 em janeiro. Ele será o único beta, e será seguido de um único RC (release candidate), e então da versão final, todos nessa sucessão rápida. Eu espero que o Windows 7 esteja finalizado em abril de 2009 no máximo, e que seja completado simultaneamente com o Service Pack 2 do Windows Vista/Server 2008, também em abril. (Windows 7 e Windows Vista SP2 compartilham mais código do que as pessoas imaginam, aliás.) O Windows 7 estará disponível a consumidores e indústria no máximo até junho de 2009.
Dá para se empolgar, não?, o que você acha?

Inspirado por: WinAjuda

1 comentário

Anônimo disse...

Viva o vista!

www.barataobama.com

Postar um comentário

2008 Todos os Direitos Reservados Cidadão Maluco - Design by UsuárioCompulsivo - Modificado Leandro Braçaroto - BlogBlogs.Com.Br - diHITT Ir para o topo