domingo, 7 de dezembro de 2008

Vista é um fracasso? eu acho que não, veja o porquê!

Esta matéria é um pouco antiga e descobri agora pouco que não tinha postado ela aqui, segue então a postagem para nosso conhecimento e também para as traças dos nossos arquivos:

Se você está pensando que o Windows Vista está perdido e que o XP sempre foi o rei da cocada preta, pense de novo.

Vinte e um meses após seu lançamento, o que sabemos sobre o Windows Vista?

Os usuários domésticos o odeiam. E, nas empresas, ele está sendo desinstalado - um indício, segundo a Gartner, de que a linha de produtos Windows, com 23 anos de existência, está sucumbindo sob seu próprio peso.

Enquanto isso, o Windows XP parou de ser fornecido a varejistas e grandes fabricantes de PC no dia 30 de junho. Entretanto, tardiamente, tornou-se tão amado que está atraindo milhares de pedidos para desistir da aposentadoria.

Mas o ódio ao Vista e a nostalgia instantânea pelo XP escondem uma crua realidade estatística: o próprio XP demorou a decolar junto aos usuários - talvez mais do que o Vista até agora. Três fatores que podem aumentar a adoção do Vista.

Vamos fazer uma comparação!

Em setembro de 2003, 23 meses depois de liberado, o XP rodava em apenas 6,6% dos PCs corporativos nos Estados Unidos e no Canadá, segundo a AssetMetrix, empresa de rastreio de ativos que foi adquirida pela Microsoft posteriormente.

Em comparação, a Forrester Research divulgou que desde o fim de junho -19 meses depois da chegada do Vista para usuários corporativos, em novembro de 2006 - o novo sistema operacional podia ser encontrado em 8,8% dos PCs corporativos mundialmente.

Está claro que o vista está mais disseminado do que o XP no início da jornada!

Windows Vista contra XP: Qual é o melhor?

Mas até mesmo o Gartner, profeta do colapso do Windows, prevê que no fim de 2008 o Vista será mais popular do que o XP era, com 28% da base instalada mundial de sistemas operacionais para PC contra 22% para o XP no fim de 2003.

“A aceitação do XP foi mais lenta do que as pessoas se lembram”, diz Michael Cherry, analista da Directions on Microsoft. No início, muitos gerentes de TI “rotularam o XP de um upgrade dedicado ao consumidor”.

XP e a segurança
Também aconteceram todos os problemas de segurança. O XP agora é considerado extremamente seguro, mas não era assim em 2002.

Vista tem os mesmos desafios do Windows XP
As primeiras opiniões sobre o Windows XP foram muito próximas às de muitos usuários sobre o Windows Vista hoje.

Uma pesquisa realizada pelo Computerworld com 200 gerentes de TI no segundo semestre de 2001, às vésperas do lançamento do XP, atestou que 53% dos entrevistados não planejavam atualizar seus PCs, enquanto 25% estavam indecisos. “Não migramos para o XP e não temos planos de fazê-lo”, declarou um CIO em 2002. “É um upgrade que nada tem a oferecer a um cliente corporativo.” Para outro gerente de TI, o custo de atualizar para o XP era “alto demais” e não havia um valor evidente em atualizar.

E, embora o XP talvez pareça esbelto comparado ao Vista, na época foi considerado por muitos um corpulento devorador de recursos, que provavelmente retardaria aplicativos em PCs mais antigos.

Em março de 2005, o Windows 2000 ainda rodava em quase metade dos PCs corporativos nos Estados Unidos e no Canadá, de acordo com dados de uso compilados pela empresa de rastreio de ativos AssetMetrix, antes de ser adquirida pela Microsoft.

“O Vista repete a situação com o XP em muitos aspectos”, diz Michael Cherry, analista da Directions on Microsoft.

Para a maioria dos usuários, “mudança é sempre ruim”, observa Merrie Wales, gerente de TI do Condado de Glenn, na Califórnia. Segundo Wales, só uma pequena parcela dos usuários aceitou bem a migração para o Vista no primeiro semestre do ano. Em 2006, uma fatia similar de usuários ficou feliz quando o departamento finalmente atualizou para o XP.

E a implementação do Vista “resultou muito melhor do que prevíamos”, comemora Wales. “Não é um sistema operacional ruim. Ele traz grandes aprimoramentos.”

Portanto, não se preocupe quando você ouve O Vista é uma #$*&* e também não fale isso, como você viu, ele está bem mais aceito do que o XP no inicio. E outra coisinha todo começo é dificil e aconteceu o mesmo na mudança do XP, então é melhor ir aprendendo a usar o vista, porque logo teremos o 7, e por assim vai, tecnologia vive mudando.

Leia também esta publicação da ComputerWord sobre os 3 fatores que podem aumentar a adoção do Vista no Futuro.

Matéria Baseada no artigo da ComputerWord (http://computerworld.uol.com.br)


Leandro Braçaroto
www.leandrobracaroto.com

seja o primeiro a comentar!

2008 Todos os Direitos Reservados Cidadão Maluco - Design by UsuárioCompulsivo - Modificado Leandro Braçaroto - BlogBlogs.Com.Br - diHITT Ir para o topo