terça-feira, 30 de setembro de 2008

Perfil online é curriculum, tome cuidado!


Um a cada cinco empregadores diz fuçar rede social de candidato para decidir contratação, isso mesmo, seu orkut, facebook, twitter, blog entre muitos outros, é visitado também pelas empresas contratadoras, uma pesquisa feita pelo CareerBuilder.com com 3.169 executivos que selecionam candidatos a vagas de emprego revelou que 22% deles fazem triagem de funcionários em potencial por meio da análise de perfis de redes sociais; em 2006, a porcentagem era de 11%. Outros 9% disseram que ainda não fazem isso, mas pretendem começar em breve. A tendência é ainda maior, pois estamos tratando de ferramentas que podem e devem substituir os curriculuns impressos, nada mais moderno e atualizado do que o seu blog/fotolog, você não acha?.

Tem gente perdendo oportunidade de emprego por mau uso das ferramentas, 34% daqueles que investigam candidatos na internet encontram conteúdos que os obrigam a desistir de contratar a pessoa. Para 41% desses entrevistados, as informações que mais os levam a desprezar o candidato são as relacionadas a consumo exagerado de bebidas alcoólicas e uso de drogas. Fotos e informações inapropriadas e provocativas são o segundo tópico que mais desagrada.

"Normlment, tipo axim, se vc escreve axim, ou abr qse td", também está na lista dos não escolhidos, porque também são desqualificados por demonstrarem poucas habilidades de comunicação, são incluidos na lista dos reprovados as tendências a comportamentos preconceituosos, mentirem a respeito de qualificações e adotarem nomes nos perfis que não são adequados ao ambiente profissional.

Portanto para valorização profissional eu deixo em meu blog informações que além de ajudar os usuários podem também falar um pouco sobre meu perfil e com certeza um mini curriculum das minhas atividades. Claro, tenho também orkut, twitter, mas todos com comunidades escolhidas a dedo, "amigos" selecionados pois nunca se sabe de onde virá a oportunidade de emprego e uma simples "zuada" em uma dessas ferramentas podem denegrir minha imagem.

Leandro Braçaroto
www.leandrobracaroto.com

seja o primeiro a comentar!

2008 Todos os Direitos Reservados Cidadão Maluco - Design by UsuárioCompulsivo - Modificado Leandro Braçaroto - BlogBlogs.Com.Br - diHITT Ir para o topo